SALADAS LITERÁRIAS

Este espaço é reservado para discussões sobre temas diversos atuais ou antigos, mas que de alguma forma influenciam e tornam-se esclarecedores. Religião, literatura, moda, sexualidade, música, teatro, saúde, beleza etc... "uma salada só", mas quando bem preparadas e com bons ingredientes literários, as "saladas" são, com certeza, nutritivas e promovem saúde física, moral, espiritual, social, intectual e outros "ais" por aí... kkk ! Conto com sua participação e comentários por aqui, fique à vontade, critique... escreva! Abraços!

"(...) Grande coisa é haver recebido do céu uma partícula da sabedoria, o dom de achar as relações das coisas, a faculdade de as comparar e o talento de concluir (...)"
Machado de Assis - Memórias Pórtumas de Brás Cubas

quinta-feira, 1 de julho de 2010

"Vinho novo Odres Novos - Vida Nova para a Igreja"

"(...), a comunhão do Espírito Santo naturalmente é ligada à comunicação. Comunhão sem comunicação seria uma contradição de termos. Assim, a segunda implicação para a estrutura da igreja é esta: A igreja deve se reunir de tal modo que permita e encoraje a comunicação entre os membros. - Esse fato imediatamente levanta questões acerca das estruturas mais tradicionais de adoração. Independentemente de seu valor, o culto de adoração tradicional da igreja não é muito próprio para a comunicação entre as pessoas, para a comunhão. Destina-se principalmente, pela liturgia e pela arquitetura, a uma comunicação de mão única, do púlpito para os bancos. De fato, comunicação entre duas pessoas durante o culto é encarada como falta de educação e atitude estranha ao Espírito de Adoração. Como Alan Watts comentou de modo cáustico : 'Os participantes se sentam em fileiras, olhando na nuca dos outros e estão em comunicação apenas com o dirigente.' - O culto tradicional da igreja em geral não é a melhor estrutura para se vivenciar a comunhão do Espírito Santo. Na verdade, nenhuma reunião da igreja é propícia a koinonia se for baseada numa comunicação de mão única , de dirigente para o grupo - não importa se é reunião de oração, classe de escola dominical ou estudo bíblico. A koinonia brota e floresce apenas em estruturas que permitam e encorajem a comunicação. (...) A igreja deve providencar estruturas suficientemente informais e íntimas para permitir a liberdade do Espírito. Deve haver uma sensação do inesperado e do não programado quando os crentes se reúnem, uma excitação provocada pelo imprevisível, uma liberdade em relação a formas e padrões estabelecidos (...) Isso não significa(...) combater o planejamento.
Vinho Novo Odres Novos - Vida Nova para a Igreja [p.p 100-102] - Howard Snyder

4 comentários:

  1. Pow show de bola.
    mais e ae como vc está cara???
    q DEUS te abençõe a cada dia de sua vida...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS PELO BLOG. AMEI. REALMENTE TEMOS QUE REPENSAR E DISCUTIR AS COISAS QUE DIZEMOS E FAZEMOS NORMALMENTE. ALGUEM JA DISSE QUE TRADIÇÃO E A FÉ VIVA DOS MORTOS E TRADICIONALISMO É A FÉ MORTA DOS VIVOS. POR ISTO TEMOS QUE REPENSAR NAS TRADIÇÕES E COLHER PONTOS DE VISTA DIFERENTES. POR EXEMPLO, VEJO DE MODO DIFERENTE A COMUNHÃO DA IGREJA, QUE, REALMENTE, HOJE SE APLICA DE MANEIRA MUITO LITURGICA. PRECISAMOS REFLETIR PARA MELHORAR A CADA DIA. A IGREJA É COMPOSTA DAQUELES FAZEM PARTE DO CORPO DE CRISTO, QUE PROFESSAM A MESMA FÉ EM CRISTO JESUS, E NÃO COMO MUITOS PENSAM ”O TEMPLO”. A COMUNHÃO DA IGREJA PRECISA HAVER DENTRO E FORA DO TEMPLO. CONTUDO, QUANDO FALAMOS DE COMUNHÃO E IGREJA REUNIDA, O FOCO PRINCIPAL É A COMUNHÃO DE TODOS COM DEUS, O CRIADOR, ATRAVES DE JESUS CRISTO. PODEMOS DIZER QUE ELE, CRISTO, É O ELO QUE NOS LIGA, QUE NOS FAZ COMUNGAR. ENTÃO, QUANDO A IGREJA DE CRISTO ESTÁ REUNIDA NO TEMPO O ALVO PRINCIPAL NÃO É PARA RELAÇÕES HUMANAS E SIM DIVINA. NÃO É O MOMENTO DAS PESSOAS FALAREM DE SI MESMAS UMAS COM AS OUTRAS E SIM DEUS FALAR E OUVIR A TODOS AQUELES QUE FAZEM PARTE DA COMUNHÃO. SEI QUE O NOSSO DEUS É UM DEUS RELACIONAL, POR ISTO PRECISAMOS ESTAR EM COMUNHÃO UNS COM OS OUTROS, FALANDO DELE (CRISTO) E POR ELE A CADA MOMENTO DA VIDA, EXERCITANDO A PRÁTICA DA VERDADEIRA ESPIRITUALIDADE CRISTÃ; ISTO É, AQUELES QUE REALMENTE ESTÃO EM COMUNHÃO COM ELE NUM VIVER QUE DEMONSTRE ISTO...
    QUERIDO WELLINGTON, DEUS TE ABENÇOE MUTISSIMO. QUE ESTE BLOG VENHA TORNAR-SE UM POINT DE REFLEXÃO PARA MUITOS.
    UM GRANDE ABRAÇO.
    TIA NILA

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela brilhante participação, tia Nila! Bjs

    ResponderExcluir